Você conhece o filme ‘’ Cine Holliúdy’’?

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014



Lançamento: 9 de agosto de 2013

Dirigido por: Halder Gomes

Com: Edmilson Filho (Francisgleydisson),Miriam Freeland (Maria Das Graças), Joel Gomes (Francisgleydisson Filho),Roberto Bomtempo  (Olegário Elpídio),Fiorella Mattheis  (Garota dos Sonhos), Rainer Cadete (Shaolin), Falcão (cego Isaías), Guilherme Nunes (Valdisney / originariamente Walt Disney) e mais.

Gênero: Comédia, Romance, Família


Nacionalidade: Brasil








O filme homenageia os antigos cinemas de rua do interior,retratando o  esquecimento dos cinemas , principalmente nos grandes centros,após a popularização das televisões e de como mantê-lo vivo
O filme se passa no interior do Ceará,na década de 70,em que a chegada da TV iniciava a sentença final aos cinemas nas pequenas cidades. O televisor,por sua vez,afastou as pessoas do cinema.Porém, é Francisgleydisson quem vai fazer de tudo para que o cinema não seja esquecido,lutando para manter viva a paixão pela sétima arte,com criatividade e humor cearense.
Após fracassar em uma cidade, ele e sua família se mudam para o município de Pacatuba,no Ceará. Onde Francisgleydisson se torna o proprietário de um pequeno cinema, chamado ‘’Cine Holliúdy’’, encontrando uma plateia deveras pitoresca para seus filmes.
Para iniciar essa aventura em busca de seus sonhos,Francisgleydisson conta com a ajuda de sua mulher (Maria Das Graças)  e do filho (Francisgleydisson Filho)
O filme tem legendas em português, para facilitar o entendimento de pessoas que não moram no Ceará e que não irão compreender o dialeto cearense.  Ideia  essa,que o torna ainda mais divertido.
João Netto, o eterno Zé Modesto, encarna o bêbado da cidade e Falcão faz o cego sedento.

                   PEQUENO GLOSSÁRIO DE CINE HOLLIÚDY



. Abestado – Apalermado, imbecil, pessoa que não entende de nada. 
. Amufinado – Murcho, triste, sem vontade pra nada.
. Do tempo que o King Kong era Soim – Algo muito antigo.
. Espilicute – Do inglês “she’s pretty cute”: engraçadinha, mulher faceira,bonita.
. Joiado – Algo muito bom, bacana.
. Lerowhite – Lero, lero, em inglês, quer dizer, em cearensês.
. Macho ou macho réi – Cara, amigo.
. Mão de pêia – Cobrir de porrada.
. Pegar o bêco – Sair fora.
. Pirangueiro – Sujeito folgado que quer tudo de graça.
. Se amostrar – Se exibir para os outros.
. Tira a macaúba da boca! – Quando alguém fala de forma ininteligível, você diz isso para ela.
.Ande tonha! - É usado quando alguém se lasca, ou de forma ambígua para uma grata ou má surpresa.

Fonte: http://auroradecinema.wordpress.com

Nas palavras do próprio diretor, - Halder Gomes - ‘’Cine Holliúdy é muito mais que um filme. É uma homenagem ao cinema, à música e ao Bruce Lee”.




 



Cine holliúdy promete divertir o público,o filme que saiu do Ceará,nos mostra que vale a pena lutar por um sonho e o quanto as pessoas que nós ajudam a realizá-los,são importantes.O filme apresenta vários personagens pitorescos (característicos do interior do Ceará),interpretados por estrelas da comédia cearense, como Karla Karenina e o cantor Falcão,indo desde o cego mal humorado,o bêbado, o chato que repete tudo que fala milhões de vezes,o Prefeito demagogo,o delegado autoritário, o gay, o padre e os fanáticos por futebol.
Impossível não rir !!!


“Enquanto houver vida, haverá cinema,pois a vida não existe sem história,nem a vida faz sentido sem suas histórias.” – Francisgleydisson
... A TV venceu a guerra nas pequenas cidades do interior. Hoje, dos 184 municípios do Ceará, somente 5 possuem cinema,incluindo a capital. - Cine Holliúdy




Nenhum comentário:

Postar um comentário