[RESENHA] O Lado Mais Sombrio – A. G. Howard

terça-feira, 16 de setembro de 2014



Título: O Lado mais sombrio
Autores: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Número de páginas: 368
Sinopse:
Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.
Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer.
Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.
Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...




        Olá leitores e leitoras :3 Como prometido aqui está a Resenha (hahahahahaha).

O livro me encantou com a capa, porém achei que a mesma teria mais detalhes, como por exemplo, o título em relevo (iria ficar lindo), além disso, encontrei alguns erros gramaticais, mas isso não diminui o efeito da história, porém confunde um pouco o leitor, ai tem que voltar um pouco a leitura. Sei que revisar o texto de um livro não é tarefa fácil e alguns erros passam despercebidos.
O design das folhas ficou Show!!! Dê uma olhada! 


A história gira em torno do conto de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol, iremos adentrar na “verdadeira” história e perceberemos que o País das Maravilhas e os personagens não são como ditos na estória de Carrol, e sim, seres esquisitos e medonhos!
Alyssa, a personagem principal vive com o pai, e a sua mãe Alison foi internada em uma clinica psiquiátrica com sintomas de esquizofrenia e alucinações. Alyssa coleciona insetos desde os dez anos de idade, pois este foi o único meio que ela encontrou para silenciar os sussurros produzidos pelo mesmo. Ela é apaixona por Jeb, amigos desde criança, ela esconde seu amor até não conseguir mais. Jeb é um cara maneiro, meio gótico e engraçado, aaah... ia esquecendo, ele também é um desenhista. Ele ajuda a mãe Jen nas obrigações da casa e a irmã Jenara é a melhor amiga de Alyssa. Jeb tem uma namorada, a Taelor uma patricinha, porém tudo o que ela mais queria era que o seu pai lhe desse um pouco de atenção, eles vão juntos para Londres e Alyssa não suporta a ideia, ainda mais por Taelor ficar tirando onda com a cara dela, só por ela ser a tataraneta de Alice.
Numa visita a mãe na Clinica das Almas, Alysson percebe que ouve as flores falarem igualmente o que a sua mãe está ouvindo. Antes disso tudo, quando Alysson era criança ocorreu um fato, ao qual a fez ficar com profundas cicatrizes nas mãos e que a fez parar de chamar Alison de mãe. Então Alison lhe conta que elas conseguem ouvir as plantas, animais e outras coisas, pois elas foram amaldiçoadas desde que Alice entrou na toca do coelho.
É bem aqui que começa a jornada para quebrar esta maldição. Alysson consegue entrar neste reino, porém precisa encontrar os tesouros que estão guardados numa poltrona em sua casa.

“Logo, estou sentada aos pés da poltrona com uma pequena coleção de objetos relacionados ao País das Maravilhas: um prendedor de cabelo antigo – que parece mais um grampo, na verdade – com uma pedra em forma de gota na cor rubi presa à ponta curvada; uma pena para escrever; um leque vitoriano de renda branca com luvas combinando que cheiram a talco e pimenta-do-reino. Seguro um espirro e afasto de mim duas fotos de minha tataravó Alice, preferindo um livrinho que também encontrei.” (Pag.73).

Depois de encontrados todos estes objetos, ela atravessa para o outro mundo através de um espelho em seu quarto, que para se materializar ela tem que visualizar o local que quer ir e, além disso, ela deseja de todo o coração que Jeb estivesse lá também. A entrada para o País das Maravilhas se encontra em Londres abaixo de uma estátua e quando ela consegue abrir a passagem, Jeb aparece logo atrás dela e os dois embarcam na aventura.
As passagens da aventura são bem idênticas aos da Alice, quando ela cai no buraco, os biscoitos a faz diminuir e crescer, o mar de lágrimas que Alice deixou a Alyssa, deverá secá-lo e assim sucessivamente, é como se Alice tivesse deixado uma catástrofe por onde ela passou.
Nesta aventura encontraremos Morfeu, o personagem que mais me encantou foi ele!!!

“[...] Meu companheiro intraterreno cresceu e ficou parecido com o herói, só que seu cabelo na altura dos ombros é azul e brilhante, e ele usa uma meia máscara de cetim vermelho. Exceto por isso, ele é seu sósia perfeito: pele de porcelana, olhos tão pretos quanto à maquiagem em volta deles, lábios cheios e escuros.” (Pag.148).

Morfeu é audacioso, adora ironizar e é apaixonado pela Alyssa, deu pra perceber que teremos um triângulo amoroso (hahahahahaha). Morfeu ensinou a Alyssa tudo o que ela deveria saber sobre o País das Maravilhas, para quebrar a maldição, pois quando ela era uma garotinha, ela o visitava todas as noites através do espelho, porém estas lembranças vão ficando mais claras no decorrer da história.

“– Não tenho idade. – A voz dele ecoa dentro de mim, mas seus lábios não se movem. – Posso usar a magia para imitar a idade que quiser. Usar este poder afeta a mente, o físico e a emoção dos intraterreno. Nos tornamos a idade, de todos os modos. Então, em essência, a única infância que tive foi com você em seus sonhos. Abra a sua memoria e verá.” (Pag.160)

Ao longo disso tudo, temos o Coelho Rábido, a lagarta, o gato Chessie, o chapeleiro maluco, as cartas, dentre outros vários personagens, Alyssa e Morfeu terão que enfrentar um bicho medonho, o Bandersnatch para poder pegar a coroa da Rainha Vermelha e a espada vorpal e abrir os portais dos dois reinos, o vermelho e o branco. Tem também uma lágrima de Alyssa, ao qual ganhou de presente, a lágrima concede um desejo.
Mas será que a maldição será desfeita? Ela escolherá ficar no mundo intraterreno ou voltar a sua vida? Qual desejo ela faz a sua lágrima? Será que ela pede para que tudo aquilo não tivesse acontecido ou pede para salvar Jeb de algum perigo? Alyssa ficará com Jeb ou escolherá Morfeu? O que aconteceu com a tataravó Alice?
Agora apenas lendo o livro para vocês descobrirem as respostas para essas perguntas!
O Lado Mais Sombrio é composto por uma trilogia, sendo que apenas o primeiro foi lançado, a sequência dele é este que vocês estão vendo na imagem abaixo.


A autora A. G. Howard soube criar um romance meio gótico (se é assim que posso chamar), com pitadas de ódio, brigas, desconfianças, mistérios e perguntas, muitas perguntas, que são respondidas no decorrer da narração.
Espero que tenham gostado!
Abraços!

5 comentários:

  1. Gente, já quero esse livro (e os outros dois)! Adorei a sua resenha, me fez ficar com uma vontade imensa de ler! O segundo já foi lançado, não foi não Erika?
    Beijos :)

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Karenn!!! Quem bom que adorou a resenha XD
      Sim, já foi lançado o segundo agora só falta o terceiro Hahahahahaha
      Quero ler a continuação só que a minha renda não está deixando :/
      Mas quero ter logooo o segundo livro :3

      Abraços!

      Excluir
  2. Primeiro: Foi amor a primeira vista! Eu simplesmente me apaixonei pela capa do primeiro.
    A história me pegou pelo pé e me fez desejar.
    Segundo: Foi amor a primeira vista! kkkk A história me laçou de vez, estou presa!
    Terceiro: Ferrou!

    Sempre que leio uma resenha sobre o livro, fico a pensar como estou perdendo tempo por não lê-lo ainda! Tenho ele, mas, ainda não lhe dei a oportunidade de me encantar de vez.
    Parabéns pela resenha!
    Bjos
    Ni
    http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2015/02/resenha-cecilia-ahern-simplesmente.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o comentário Ni!! Hahahahahahahaha
      Coloque O Lado Mais Sombrio para furar a fila de leituras, se der! kkkkkkkkkk
      O livro é Maravilhoso e estou querendo muito ter a continuação <3

      Beijos!

      Excluir
  3. Tem algum lugar para baixar o segundo?? =/

    ResponderExcluir