[RESENHA] Orgulho e preconceito - Jane Austen

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Título: ORGULHO E PRECONCEITO
Título Original: PRIDE AND PREJUDICE
Catálogo: Coleção L&PM Pocket
Gênero: Romance
Páginas: 400
Classificação: 5/5
Sinopse:
“É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.”
É com essas palavras que Jane Austen inicia Orgulho e preconceito, conduzindo o leitor diretamente ao lar dos Bennet, família com não menos que cinco noivas em potencial: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Quando o sr. Bingley e o sr. Darcy, dois jovens distintos, chegam a Hert­fordshire, todas ficam em alerta: eles são solteiros, bonitos e, claro, donos de uma boa fortuna. O que poderia ser uma típica história de amor é, nas mãos de uma das escritoras de língua inglesa mais difundidas pelo mundo, um espetáculo de grandes personagens e diálogos sagazes, com um timing perfeito para a ironia.

Jane Austen desafiou as convenções sociais ao criticá-las pelas entrelinhas, pontuando seus livros com toques de humor que só uma observadora perspicaz e uma brilhante escritora poderia unir. Suas histórias, passadas na Inglaterra da virada do século XVIII para o XIX, falam para os leitores de todas as épocas. Segundo o crítico Harold Bloom, os livros de Jane Austen passarão para a posteridade juntamente com os clássicos de William Shakespea­re e de Charles Dickens.


Olá meus leitores e leitoras ^-^  Mais um Ano Novo que se inicia e vamos inaugurar este Ano com Jane Austen!!
Hoje trago a vocês uma obra clássica da literatura inglesa JANE AUSTEN. Este é meu primeiro contato com uma obra desta e a achei complemente maravilhosa.
Jane Austen é uma das escritoras inglesas mais famosas, passados mais de dois séculos de sua morte. Autora de romances como Orgulho e preconceito, Razão e sentimento, e Persuasão, consagrou-se por seus diálogos afiados e pela ironia presente em seus romances. Seus recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.
Bem, este livro ganhei do amigo secreto que ocorreu na minha turma. A pessoa que me tirou foi minha amiga e ela me fez escolher o livro sem eu saber que era para mim! É, eu sei, muita astúcia dela. *-*

Vamos para a resenha gora!
O livro conta a história de um romance com uma mistura de drama, que a cada cápitulo se torna mais atrativo, ou seja, se torna cada vez mais prazeroso de ler.
A trama consiste nas decorrências da vida da família Bennet, onde somos apresentados ao Sr. Bennet calmo, sensato e bem humorado e sua esposa Sra.Bennet, totalmente inverso do marido, ela vive com os nervos a flor da pele, pois quer que umas das suas cinco filhas tenham um ótimo casamento.
Bem, eles tem cinco filhas: Jane, Elizabeth (Lizzy), Lydia, Kitty e Mary. Elas tem personalidades muitíssimo diferentes. Jane é a mais velha e tem como sua confidente Elizabeth. Lydia e Kitty são criaturas fúteis e Mary é muito estudiosa e vive com um livro na mão ou na biblioteca do pai.
Um dia chega a notícia em Hertfordshire (o local onde a família Bennet mora) que  a propriedade em Netherfield, próxima a Meryton, em Hertfordshire, fora alugada por Sr. Charles Bingley, um jovem rico do norte da Inglaterra, para passar o verão. Sra.Bennet, ao contrário do marido, fica super instigada pela possibilidade de casar uma de suas cinco filhas com o novo vizinho. Bingley se interessa imediatamente por Jane, em uma dança típica local, enquando o seu maior amigo, Sr. Darcy, ao qual há rumores que ele seja duas vezes mais rico do que Bingley, resolve não dançar com ninguém, ironiza e rejeita a população local.
A família Bennet espera a visita de um clérigo, Sr.Willian Collins que irá visitar suas primas, as Bennets. Sr.Collins é o herdeiro das propriedades, pois os Bennets não possuem um filho homem. Ele decide se casar com Elizabeth, pois em suas ideias isto manteria a propriedade á família. Em uma caminhada em Meryton, as moças encontram o destacamento de militares posto na cidade, entre eles Sr. George Wickham, um jovem encantador e de bons modos. Quando Lizzy revela seus ressentimentos contra Sr. Darcy, Wickham lhe conta que Darcy o prejudicou em sua herança.

Em um baile em Netherfield, Sr. Darcy surpreende Elizabeth com uma dança, que ela a contra gosto, mas educadamente aceita. No dia seguinte Sr. Collins pede Elizabeth em casamento, mas ela o rejeita (Graças que ela o rejeitou, ó homem chato.). A Sra. Bennet fica muito decepcionada pela decisão de Lizzy, e sua amiga íntima Charlotte Lucas aceita o pedido de casamento de Sr. Collins.

“- Oh! Sr. Bennet! Preciso imediatamente do senhor, temos um grande problema. O senhor deve intervir e fazer com que Lizzy se case com o sr. Collins, pois ela jura que não se casará com ele e, se o senhor não se apressar, ele mudará de ideia e não se casará com ela.”  Pág.128

Elizabeth fica desapontada por Charlotte Lucas ter aceitado a proposta de Mr. Collins, mas acredita que amiga poderá ser feliz em seu matrimônio. No outono Elizabeth e Jane viajam para Londres e ficam na casa de singelos parentes, os Gardiners ( O Sr. e a Sra. Gadiner têm um papel fundamental na narração). Elas foram para Londres na esperança que Jane se encontrasse com o Sr. Bingley, mas isto não ocorre. Na primavera Elizabeth vai até a casa dos Collins, em Kent. Eles moram perto de Rosing, a propriedade da famosa Lady Catherine de Bourgh, e como Lady Catherine é tia de Darcy, Lizzy o encontra algumas vezes.
Bem, a história é incrível, porém não posso conta mais, se não irá virar um livro (rsrsrsrsrsrsrs). Deixo a curiosidade de saber o restante da trama com vocês! Será que o Sr. Darcy se interessou por Elizabeth? Será que Sr. Bingley irá se reaproximar de Jane? E as irmãs Lydia, Kitty e Mary conseguirão um bom casamento?
Sempre Amei os livros da L&PM e este me encantou completamente *-*
Me apaixonei pelo Sr. Darcy! Quando você lê uma literatura como esta, fica esperando que as pessoas conversem com você do mesmo modo do livro. São conversas bem construídas e personagens tão marcantes.
Recomendo muito muito muito esta obra! Sabe, virei fã de Jane Austen e espero ter a oportunidade de ler o restante dos livros dela.


“- Tenho lutado em vão. Não adianta. Meus sentimentos não serão reprimidos. Precisa me permitir dizer-lhe com que intensidade eu a admiro e amo.” Pág.202

“O Sr. Darcy, que se apoiava na lareira com os olhos fixos no rosto da moça, parecia receber aquelas palavras com não menos ressentimento do que surpresa. Seu rosto ficou pálido de raiva, e perturbação de sua mente era  visível em todos os traços.  Ele se debatia em busca de uma aparência de tranquilidade e não abriria a boca até que acreditasse  tê-la conseguido. A pausa foi terrível para os sentimentos de Elizabeth. (...)” Pág.203

“- A senhorita é demasiado generosa para brincar comigo. Se seus sentimentos ainda forem os mesmos que me revelou em abril, diga-me agora mesmo. Os meus afetos e desejos não mudaram, mas uma palavra sua me silenciará para sempre a este respeito.” 
Pág. 371

Espero que tenham gostado!
Abraços!

10 comentários:

  1. Oi, querida! Tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha e da foto também!

    Sempre quis ler orgulho e preconceito e sua resenha me animou bastante!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rafa! Tudo bem sim ^-^
      Awn que bom que gostou!
      Eu já tinha assistido ao filme Orgulho e preconceito, mas faz muito muito tempo!
      A Obra me encantou mais e virei uma super Fã de Jane Austen!
      O Sr.Darcy me encantou bastante <3
      Abraços!

      Excluir
  2. Muito boa sua resenha! Fiquei realmente tentada em ler Orgulho e Preconceito. Acredito que breve este será o proximo livro colocado em minha estante. Obrigada Erika Costa por compartilhar sua resenha!
    Abraço e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estefania! Fico feliz por ter gostado da resenha ^-^
      Faça com que Orgulho e Preconceito seja sua próxima leitura, não irá se arrepender!!
      Eu que agradeço a sua visita aqui no Blog!
      Abraços!

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler os livros da Jane Austen! Adorei a sua resenha. Essa capa é linda :) Pretendo comprar os livros dela este ano.
    Beijos!
    minhasecretapoesia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita!
      Sim, a capa é linda mesmo *-* Pretendo comprar os outros livros de Jane Austen, como Razão e sentimento, e Persuasão :3
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá, gostei muito da sua resenha, sempre tive vontade de ler este livro, já tinha visto pessoas falando sobre ele e fiquei bem curioso para ler e agora após a sua resenha é que eu fiquei com mais vontade de ler ainda.

    Abraços! :D

    balaoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafa!
      Que bom que você gostou da resenha e que depois de lê-la, tenha deixado você mais curioso sobre o livro!
      Sucesso!
      Abraços!

      Excluir
  5. É realmente uma boa resenha. Me deixou bastante curiosa quanto as obras da autora. Logo lerei Jane Austen. Parabéns pelo trabalho, Erika. geekmarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geek Marota!
      Que bom que a resenha lhe deixou curiosa sobre o livro! Tenho certeza que você irá amar as obras de Jane Austen!
      Obrigada pelo Parabéns!
      Sucesso!
      Abraços!

      Excluir