[RESENHA] Aventuras de Incitato, do autor Tarcísio José

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Titulo: Aventuras de Incitato
Autor:  Tarcísio José da Silva
Número de páginas: 64
Idioma: Português
Edição: 2015
Assunto: Romance
Nota: 4/5
Sinopse:

Obra infanto-juvenil que narra as aventuras de um cavalo-senador, Incitato, na Roma antiga.. Uma série de misteriosos crimes acontece nas noites de lua cheia: mulheres são encontradas mortas, com roupas e pescoços estraçalhados. Incitato investiga o caso e conta com a ajuda do filósofo Sêneca e do tio de Calígula, Cláudio. As mortes apavoram a população local, que começa a atribuir o fato ao sobrenatural. Investigando, o cavalo descobre que, realmente, o autor dos crimes é um lobisomem. Com a ajuda de um sábio judeu, Incitato descobre a forma de enfrentar o monstro. A história é centrada em Roma, Alexandria (Egito) e no interior da África. Uma obra divertida e instrutiva que mescla fatos a fantasia e explora um pouco da cultura romana e do povo africano em geral, descrevendo paisagens insólitas e colocando o leitor em contato com o cenário da Roma dos primeiros séculos da Era Cristã. Desfilam personagens famosos, como Messalina, as irmãs de Calígula, o próprio Calígula, Cássio Quérea e os mitológicos animais Bubo, Fócio e Sírio, das deusas Minerva e Diana. Cheia de suspense e informações, a curta narrativa conduz o leitor ao universo do folclore e das raízes greco-romanas que tanto influenciaram a nossa cultura ocidental.

Olá, leitores!! Como estão?

Hoje trago a resenha do livro Aventuras de Incitato, do autor parceiro Tarcísio José. O livro foi cedido pelo próprio autor para a resenha. Uma estória instigante com bastante mistérios e uma aula sobre Roma e África.

Incitato é um cavalo bastante destemido e um pouco medroso. Ele pertenceu ao imperador Botinhas, o dono dele não batia muito bem da caixola, O dono adoeceu e depois começou a beber feito louco. Então, Incitato, já como sacerdote ajuda a governar Roma.

''O que mais se vê em Roma é isso: ambição, busca pelo poder. Irmão mata irmão, amigo mata amigo, esposa mata marido, sogro mata genro, tio mata sobrinho... Uma bagunça! Tudo pelo poder.'' Pág. 09

Como um dia qualquer, Incitato sai de seu magnifico palácio de mármore para ver como as coisas andam em Roma. Até que ele ouve um grito na rua e se aproxima para saber o que está ocorrendo. Soldados abrem passagem em meio a multidão, pois ali se encontrava uma mulher que jazia morta.

O povo de Roma começou a dizer ''Isso é culpa do Imperador!'' e para acalmar os ânimos, Incitato teve que acalmar aquela multidão que assistia aquilo aterrorizado.

''Os soldados avançaram para aplicar um castigo aos insolentes, mas eu impedi. Quem sabe não tinham razão?(...) Além disso, sabia que o imperador não era flor que se cheirasse (...).'' Pág. 13

Decidido a resolver o problema ou enigma, Incitato foi ao senado convocar os senadores a uma assembleia especial. Os senadores não deram nenhuma importância ao caso contado por Incitato e um deles disse:
 "-Pessoas morrem toda hora em Roma! É comum! - disse um deles''Pág. 13

Com tudo isso ele resolveu investigar o caso por conta própria. A primeira suposição é que seria um lobo, então espalharam soldados por Roma para ver se encontravam o bicho e nada de acharem. Passou-se um mês e outra morte se sucedeu. E o que mais assustava era que o bicho só matava mulheres.

Sem saber o que se fazer, Sênica aparece em cena muito interessado em ajudar Incitato. Descobriram que o caso sempre acontecia em noite de lua cheia. Cláudio, irmão de botinhas, porém muito sábio, procurou Incitato para lhe falar que o terceiro crime já tinha ocorrido.

Então, para solucionar o enigma, Incitato começa a viajar e em seu caminho receberá ajuda de deuses.

''- O mostro com o qual está lutando é terrível!- foi falando o sábio- Mas, pode ser derrotado. A prata é capaz de matá-lo. Isto aqui - e mostrou-me um medalhão com uma estrela de metal igualzinha àquela que estava à parede - é o Signo de Salomão, pode afugentá-lo e desfazer a maldição, tornando-o homem novamente. Leve com você.'' Pág.31

O livro é muito bom, por conter poucas páginas você o lê em um dia! O autor soube explorar a mitologia e também a corrupção atrás do reino. As folhas são amareladas e a fonte está boa para leitura.

Obrigada Tarcísio por confiar sua obra infantojuvenil ao blog Mais um pra coleção. :D Qualquer novidade é só avisar!

Espero que tenham gostado!
Beijão!

2 comentários:

  1. Obrigado pelo comentário, Erika.

    Meu objetivo era, realmente, divertir, misturando suspense, mistério, mitologia e passando algumas informações sobre moral, geografia e história.

    Espero que outros também gostem da obra.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Erika! O livro parece ser bem legal, parabéns pela resenha! Você foi indicada em uma TAG lá no blog! Espero que goste <3
    http://minhasecretapoesia.blogspot.com.br/2015/12/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir