[RESENHA] Amigos Inimigos - Vanessa Martinelle

segunda-feira, 2 de março de 2015



Título: Amigos Inimigos
Autora: Vanessa Martinelli
Páginas: 104
Editora: Novos Talentos
Nota: 5/5
Sinopse: Amigos Inimigos - Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até.

E você? Já teve um amigo-inimigo?




Olá meus lindos!! Como estão? Eu estou bem :3
Vamos a uma resenha de um livro super fofo *-* Faz um tempinho que tenho o livro Amigos Inimigos é uma leitura leve, engraçada e com personagens hilários. 
A autora Vanessa Martinelli se tornou uma das minhas favoritas na literatura  brasileira. Gostei tanto deste livro. O que me deixou triste é que tem bem poucas folhas, a autora poderiam ter acrescentado mais páginas.
Soube que tem o segundo livro que se chama Amigos Inimigos - A formatura, e tenho certeza que deve ser muito divertido.


Maria e Jack não se suportam ou fingem fazer isso. Na infância eles eram amigos inseparáveis, melhores amigos, viviam um na casa do outro, ainda mais por serem vizinhos e a mãe de cada um serem amigas. Mas o tempo passou, eles cresceram e a amizade foi se tornando tão distante.
Os dois estudam na mesma escola e ainda por cima na mesma sala, então já viu né.
Maria possui as suas amigas: Morgana, Patrícia e Camila, elas são personagens hilárias. Morgana é aquela rica que não está nem ai para o que pensem dela. Patrícia, como diz Maria, é linda mas vive no mundo da lua e por fim temos Camila, ela está passando por uma situação familiar difícil, os pais estão se separando e parece que não dão nenhuma atenção a ela.

A aproximação de Jack e Maria se dá na aula de português em que Maria está chamando Patrícia, só que ela não ouve, pois como eu disse logo acima, vive no mundo da lua. Até que um garoto lá atrás fala:

"-Patrícia, ô sua surda, todo mundo já sabe que a Maria quer falar com você!
Um rapaz alto e magro, com cabelos castanhos e uma cara debochada era o dono da voz."
Pág.14

A professora não gostou do comportamento dos dois e os mandou para a diretoria, chegando lá nenhum deles abriu a boca, então a diretora deixou os dois sozinhos na sala até o fim do horário para pensarem melhor sobre o ocorrido.
Bem, Maria começou a notar Jack, viu que ele não era mais aquele garoto bochechudo, reparou o quanto ele cresceu e o quanto tinha mudado.
Jack é o capitão do time de futebol , cargo que Mauricio queria ocupar. Maurício é daqueles riquinhos filhinho de papai e fresco com tudo, porém as atitudes dele são muito engraçadas. Temos Pedro que faz parte do time e outros personagens que vão aparecendo no decorrer da história.
A escola prepara uma gincana tendo o nono A contra o nono B, o grupo que vencesse ganharia um final de semana em um hotel. Morgana comandou o sorteio, fazendo piadas para os nomes selecionados para a prova do lixo.

"Maria  Morgana, Camila e Patrícia foram escaladas para a segunda equipe. Juntamente com Pedro, Maurício e Jack. (...) A equipe ainda contava com Gertrudes, que estava esquisita com seu novo aparelho dentário, lembrando um capacete de astronauta."
Pág.47

Eles ficaram com  prova de criar um novo Hino para a escola ao qual deveriam apresentar na frente de todos no final da gincana. A equipe se reuniu na casa de Morgana, ela nunca tinha levado ninguém para a sua mansão. A equipe fica impressionada com a moradia de Morgana e ela os chama para jogar PAINTBALL. Todos se divertem e no fim de tudo criam o hino.
Agora cantar é que o caso, alguém teria que puxar a musica para que os outros seguissem e no dia da apresentação estavam todos nervosos, pois faltava Gertrudes chegar. Foram todos fantasiados. Patrícia vestia uma roupa hippie, Maurício era o próprio Elvis com um topete duro feito pedra, ao qual Morgana jurou ser aplique (kkkkkkkk), Morgana usava roupas que lembrava bandas de punk rock, Camila estava vestida com uniforme de coral de igreja, Pedro estava vestido de professor de matemática.

"-Quando eu falei para caprichar no visual, não quis dizer isso! - colocou Camila para os colegas. - Vamos parecer um bando de doidos!
-No amor e na dor! - disse novamente Morgana mostrando a língua.
-O pior que pode acontecer é alguém encaminhar a gente para acompanhamento psicológico com a Eulália- falou Jack, como um cantor de rap."
Pág.59

E o inesperado aconteceu... Gertrudes começou a cantar e impressionou todo mundo com a sua afinação. Quando a equipe acordou do êxtase, passaram a acompanhar os versos e se impressionaram, pois todos estavam cantando absolutamente bem.

"-Gertrudes foi abduzida! - disse Morgana, sem entender o que acontecia.
Ao termino da musica agradeceram e Gertrudes jogando beijos.
(...) 
Maria, Morgana, Patrícia, Camila, Pedro, Jack e Maurício desceram do palco, atordoados, Gertrudes permaneceu ainda um tempo acenando para os fãs."
Pág.60


O livro é incrivelmente ótimo e no decorrer da história vocês irão se deparar com cenas engraçadas e uma reviravolta muito Perfect *-*
Em algumas partes do livro encontramos nomes repetidos, porém nada que prejudique a leitura. As folhas são meio que amareladas e a fonte das letras é ótima. A capa combina perfeitamente com a história.

Espero que tenham gostado!
Abraços!

12 comentários:

  1. Oi, flor! Tudo bem?
    Desde que esse livro foi lançado fiquei com vontade de ler e agora me deu mais ainda. Gostei bastante da sua resenha! Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito fofo é um otimo livro. A minha irmã gosta muito desse tipo de historia, quanto puder comprarei de presente para ela. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Estefania!
      Sim XD
      Awnn que bom, tenho certeza que ela irá amar!!

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi!! :)
    Não conhecia esse livro e tb ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora..
    Achei a historia bem real, pois as amizades mudam mesmo ao longo do tempo né!? Quantas pessoas de nosso convívio se tornam estranhas para nos apos alguns anos de afastamento...
    Como vc bem disse parece ser um livro leve e fluido, uma boa aposta pra leituras de verão!! :)
    Sucesso com o blog ele esta ótimo!! :D
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna!!
      Verdade :P Mas se for amizade verdadeira pode se passar anos e quando você for falar com a pessoas, irá parecer quer não passou nada XD

      O livro é ótimo!

      Beijos!

      Excluir
  4. Oie Erikinha!!
    Que bom que você gostou do livro, mas o engraçado é que eu não consegui identificar nenhum atrito entre os personagens a partir da minha leitura da resenha e muito menos na sinopse. Normalmente é ao contrario ne? Eles se odeiam quando crianças e se gostam na adolescência, espero que você leia o próximo livro que vou ler a sua resenha e comentar!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Alisson!!
      Sim, bem atrito atritoo não tem, só aqueles ciúmes bobos Hhahahaha Como eu disse na resenha "Maria e Jack não se suportam ou fingem fazer isso."

      Quando crianças são inseparáveis! Porém na adolescência eles se afastam e um finge não perceber mais o outro!

      Quero muito ler a continuação!

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Já estava morrendo de vontade de ler, imagina agora! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Mariane!!
      Que ótimo!!
      Recomendo a leitura!

      Beijos!

      Excluir
  6. Ei, Erika!
    Adoro esse tipo de livro, creio que seria uma leitura ótima!!
    Amei a resenha!
    Beijos <3

    http://minhasecretapoesia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Karen!!
      O livro é perfect *-* E você lê o livro num piscar de olhos Hahahahaha
      Obrigada Flor!

      Beijos!

      Excluir