[RESENHA] Como eu era antes de você - Jojo Moyes

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Titulo: Como Eu Era Antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Número de páginas: 320
Editora: Intrínseca
Idioma: Português
Edição: 2013
Nota: 5/5
Sinopse:
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Olá meus leitores e leitoras! 

Hoje trago a resenha do livro Como eu era antes de você da autora e diva Jojo Moyes. Este foi um dos livros mais desejado por mim e faz um tempinho que eu o ganhei. Na primeira vez que eu li, tenho certeza que aquele não era o momento, mas este ano o reli e a história me tocou de maneira tão profunda que pensei "Por quê eu não senti isso na primeira leitura mesmo eu tendo a certeza que não era o momento?".

Jojo Moyes me mostrou que o amor pode surgir de várias maneiras e não precisamos idealizar personagens perfeitos, histórias perfeitas dentre outras. Você que faz uma história perfeita da sua maneira e não importa o que as pessoas ao seu redor falem sobre ela.
Bem vamos a resenha :D

Louise é uma mulher de vinte e seis anos, não tem muita ambição na vida. Mora com os pais, namora um atleta a sete anos e nunca saiu da sua cidade pacata, trabalha em um café... até ai não temos muita história.

A vida de Lou muda quando o seu patrão decide fechar o café e ela fica completamente e literalmente triste e sem saber o que fazer da vida. A primeira tentativa dela foi ir a uma Agência de Emprego e o resultado disso foi, trabalhar numa fábrica de processamento de frango, o que causou pesadelos durante semanas, a outra foi trabalhar numa rede lanchonetes, porém foi despedida depois de discutir com uma garota de quatro anos sobre as vantagens de brinquedos gratuitos.

E lá estava ela novamente, de volta a Agência de empregos, esperando para que houvesse algo que não fosse como os citados acima. Até que ela aceita fazer uma entrevista de emprego para cuidar de um tetraplégico e na entrevista a Sra. Traynor, mãe da pessoa que Lou irá cuidar, acaba contratando-a.

No inicio do livro, somos apresentados primeiramente ao Will Traynor, um homem independente e que tem tudo ao seu poder, porém um acontecimento muda completamente a sua vida. Will sofre um acidente. 

"Ele olha em direção ao chiado, o som rude e estridente de uma buzina. Vê a lustrosa lateral do táxi negro diante d si, o motorista já abaixando o vidro, e pelo canto do olho nota algo que não distingue direito, que está vindo para cima dele numa velocidade incrível."
Pág. 10

Ao sair de casa e atravessar a rua para pegar um táxi numa manhã chuvosa, Will é atingido em cheio por uma moto e isto faz com que ele fique tetraplégico e queira acabar com a própria vida.

Sem expectativas, sem tratamentos para que volte a andar, sem a independência, com pessoas o olhando com pena e sempre necessitando de outra pessoa para realizar as tarefas que são consideradas as mais simples.... Will quis tirar a própria vida... Mas foi socorrido a tempo.

Quando Lou é apresentada a Will, aparentemente percebemos que isto não dará certo. Will é muito sacartisco e Lou descobre que seu contrato foi determinado por seis meses, pois ao final deste período, Will pretende ir a Dignitas (clinica na Suíça) para morrer. Após a descoberta, Lou se sente literalmente traída e até pensa em deixar o emprego, porém ela toma como missão pessoal fazer com que Will queira viver e no decorrer disto tudo, ela prepara planos e programas diários para mostrar que mesmo com todas limitações Will Traynor pode ser um homem feliz.

Algo que parecia impossível acontece, Lou consegue destruir as barreiras construídas por Will  e dia a dia eles vão construindo uma relação de amizade que não demora muito para se transformar em amor.

"Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas. (...) É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)"
Pág. 317

Eu simplesmente amei o romance escrito por Jojo Moyes e não tem como você ficar imune ao encanto deste amor despretensioso, inusitado... e puro. A autora soube, numa linguagem muito clara e fácil, abordar temas delicados com muito tato e sensibilidade, e construiu de forma muito real a sua história, nos mostrando um mundo cheio de dificuldades para quem tem deficiência ou alguma limitação.

O amor que aflora entre os dois é muito lindo e ao fim da leitura eu chorei. A escrita é tão leve, fofa, romântica e com partes muito triste, que me fez viver completamente dentro da história. Chorei e fiquei pelo menos uns cinco minutos tentando absorver o fim.

Se você quer um romance lindo, inusitado e que te leva a observar o mundo de maneira diferente, leia Como eu era ates de você. Recomendo muito a leitura desta obra e a Editora Intrínseca fez um ótimo trabalho, o livro é perfeito.

Novidade!

1. O livro irá virar filme e as gravações já iniciaram. A previsão de lançamento é 5 de junho de 2016 (EUA), a data de lançamento no Brasil ainda não foi divulgada.
2. "Como era antes de você" terá continuação com o titulo "After you" (Depois de você), porém sem data para ser lançado aqui no Brasil.

Espero que tenham gostado!
Abraços!

6 comentários:

  1. Linda a resenha!
    Como dói ver as falas de Will. Sua resenha não sei porque fez eu ir para cenas finais do livro. Aquele momento tenso na casa onde ele está...
    Por fim!
    É como você falou a história perfeita quem constrói somos nós, independente da situação.
    Eu ainda não consigo ter uma opinião sobre a atitude de Will, mas entendo ele. Não é fácil!
    E aquela carta final é de matar!

    Estou louca pelo filme, até por achar o ator um gatinho.
    Mas não sei se terei coragem de comprar e adicionar a minha coleção, pois já sofri muito com o livro.

    Seu blog é apaixonante,
    Beijos
    Paty (leiturasplus.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Paty!!
      Obrigada!!
      Ohhh o final é tão :,(
      Verdade, a carta no final é de matar!!!!
      Hahahahahah também estou louca pelo filme!!! Sei que vou chorar no filme também!! XD

      Paty, amei seu comentário! ♥

      Obrigada!! O seu Blog também é lindo!!!
      Beijos e Sucesso!

      Excluir
  2. maravilhoso!! amei sua resenha^^ amei esse livro de paixão.
    seu blog é lindo!!
    seguindo vc e curtindo sua página.
    bjs!!
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Flor!
      Obrigada!! ♥♥♥
      Ownttttt <3

      Beijos e Sucesso!

      Excluir
  3. Olá Erika,
    Desculpe demorar tanto tempo em visitar.
    Você fez uma excelente resenha, onde é possível entender com clareza o que acontece dentro do livro. Todos que leem esta historia ficam bastante emocionados, estou me preparando para uma leitura tão sensível como esta.

    Beijos e abraços.
    http://escritoraestefaniacristina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estefania!!!!!
      Tem problema não!!
      Muito obrigada!! Se prepare mesmo, pois o livro irá fazer você chorar rios *---*
      Muito obrigada pelo elogio e em breve estarei visitando seu blog!!

      Beijão♥

      Excluir