[RESENHA] Feliz Por Nada - Martha Medeiros

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Título: FELIZ POR NADA
Autora: MARTHA MEDEIROS
Editora: L&PM
Páginas: 211
Nota: 4.5/5
Sinopse:
Mais de 80 crônicas de Martha Medeiros em um livro que vai deixar você Feliz por nada.
“Dentro de um abraço é sempre quente, é sempre seguro. Dentro de um abraço não se ouve o tic-tac dos relógios e, se faltar luz, tanto melhor. Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.” É com a força transformadora de um abraço que Martha Medeiros abre este novo livro de crônicas e é
com a mesma singeleza e olhar arguto para o cotidiano que a escritora ilumina algumas das
questões mais urgentes do século XXI. A destacada romancista, cronista e poeta, que já teve obras adaptadas para o cinema, para a tevê e para o teatro, fala aos leitores com a sinceridade de um amigo e materializa as angústias e os anseios da sociedade pós-tudo, que vive acuada sob o grande limitador do
tempo. Nesta coletânea de mais de oitenta.crônicas, Martha Medeiros aborda temas muito diversos e ao mesmo tempo muito próximos do leitor. A autora tem o dom para aproximar assuntos por vezes fugidios – como é próprio do.cotidiano – de questões universais, como o amor, a família e a amizade, e criar lugares de reconhecimento para o leitor, como ao falar de Deus, dos romances antigos e novos, da mulher,.de escritores e cineastas que são imortais, de se perder e se reencontrar, do que a vida oferece e muitas vezes se deixa passar. “Feliz por nada”,afirma Martha Medeiros, é fazer a opção por uma vida conscientemente vivida, mais leve, mas nem por isso menos visceral.


Olá leitores!! Como estão?

Antes de começar a resenha, tenho que dizer que faz meses que venho enrolando a leitura completa deste livro. Felizmente com o projeto muito legal "Tá na Estante não leu? Seu amigo escolheu!" finalizei minha leitura e me identifiquei com várias crônicas! Agradeço a Karen do blog Minha Secreta Poesia por ter me dado este empurrãozinho!!

Vamos a resenha!

O livro reúne 85 crônicas publicadas no Jornal Zero Hora e O Globo, onde ela é colunista. Fala sobre a felicidade, sobre amizade, amor e no geral as crônicas abordam o cotidiano.

Adorei a escrita da Martha Medeiros. Ela faz com que cada coisa simples, frases, notícias e momentos, que na maioria das vezes no corre corre da vida não prestamos muito atenção,  virem crônicas.

"(...) Algumas vidas até podem ser tristes, outras são desperdiçadas, mas, num sentido mais absoluto, não existe vida errada."  E se tivesse sido diferente? Pág. 117

Você pode ler uma ou mais crônicas por dia ou devorar o livro todo, o importante é apreciar a leitura. As crônicas são de fácil compreensão e abrange vários temas para agradar todos os leitores.

A L&PM Editores está de parabéns! A capa me agradou bastante e a fonte das letras está ideal para leitura.

Quais foram as crônicas que mais gostei? Lá vai!

"Quando Deus aparece"
"Dentro de um abraço"
"Feliz por nada"
"Na terra do se"
"E se tivesse sido diferente?"
"A melhor coisa que não me aconteceu"

Esta é a primeira resenha sobre crônicas que faço e espero que tenham gostado! *-*

E você já foi Feliz por nada hoje?

"Ser feliz não é muito difícil, basta não ficar obcecado com esse assunto e tratar de viver. Quem pensa demais não vive." (Martha Medeiros)

Até logo!

Beijão!

3 comentários:

  1. Ei, Erika! Adorei a resenha! Fiquei feliz em saber que gostou do meu empurrãozinho, rs. Sou doida nesse livro!
    Beijinhos <3

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Karen!
      Obrigada!! Eu é que fiquei feliz por me indicar esta leitura!!
      Hahahahahahaha Sei bem como é :D

      Beijão!

      Excluir
  2. Eu aaaaaaaaaaaaaaamo Martha Medeiros e cheguei em seu blog aleatoriamente, amei <3
    Parabéns pelo blog fofo *.*

    annecarolinega.com.br

    ResponderExcluir